O Venturus, Centro de Tecnologia sediado em Campinas, chega aos 30 anos de atuação em outubro deste ano celebrando uma trajetória marcada por inovação, impacto social e desenvolvimento tecnológico.
Como parte das comemorações, o Venturus realiza um rebranding, atualizando sua identidade visual e posicionamento estratégico para refletir os novos rumos da ciência, da tecnologia e da colaboração global.
A nova marca do Venturus demonstra o crescimento da organização, agora com mais de 800 colaboradores espalhados por 19 estados, uma nova sede em Manaus e uma nova estratégia de atuação nos Estados Unidos. Ao longo de sua trajetória, o centro de tecnologia consolidou parcerias com universidades como USP e Unicamp, e estreitou laços com o ecossistema de startups e empresas globais, como Motorola, Canon Medical, Thales, Ingenico, Adata, Marelli e outras.
Além disso, o compromisso com a ciência e o desenvolvimento do país também se traduz em iniciativas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2024, o Venturus passou a integrar a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), coordenando o eixo dedicado à pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em IA.
“A excelência do Venturus é refletida em nossos projetos, cases e números expressivos. Mais do que entregar soluções tecnológicas, nosso compromisso está em transformar desafios complexos em oportunidades reais de inovação, sempre com foco na experiência do cliente, na sustentabilidade e no impacto positivo para a sociedade", ressalta João Sato, Diretor-Geral do Venturus.
Para 2025, o centro estima um faturamento de R$220 milhões, novos projetos em tecnologias estratégicas, como Inteligência Artificial e Computação Quântica, e a inauguração de uma nova sede em Manaus, prevista para junho.
“O trabalho para desenvolver a nova marca foi minucioso, envolvendo não só os colaboradores, mas também empresas parceiras do Venturus e clientes. Agora, temos uma identidade que reflete o papel do Venturus no desenvolvimento de tecnologias que vão moldar o futuro”, completa Mariana Ventola, Gerente de Marketing do Venturus.
A reformulação da identidade simboliza a evolução do Venturus como agente ativo da transformação digital e da inovação aberta. Com olhar voltado ao futuro e aos desafios globais, o centro reafirma seu papel como catalisador de conhecimento e soluções que impulsionam empresas, instituições e a sociedade como um todo.