Aprimorando a experiência dos clientes

Junto à Caju, validamos o Design System e o aplicativo redesenhado, garantindo que as novas funcionalidades e a experiência fossem aprovadas pelos clientes.

Imagem do novo design do aplicativo Caju
Mãos de alto ângulo segurando post-its

A Caju contou com o Venturus para validar seu novo Design System e a experiência dos apps.

Contexto do Case

A Caju é uma das maiores empresas em benefícios corporativos, atendendo mais de 40 mil empresas no Brasil.

Os principais pontos de contato entre a Caju e os clientes são pela plataforma web e pelo aplicativo mobile.

Com um novo Design System e redesenho dos apps, a Caju procurou o Venturus como parceiro para testar e validar a nova cara e a experiência de ambos.

  • Identificar pontos de fricção e barreiras de entendimento
  • Avaliar a experiência do usuário no aplicativo redesenhado
  • Otimizar a jornada em funcionalidades mais importantes
  • Validar novas funcionalidades com base em insights de usuários

O que fizemos

Nosso time de Design estruturou e aplicou Testes de Usabilidade presencial e remoto com usuários que representavam o público-alvo da Caju.

Tudo isso em menos de 1 mês, para não prejudicar o cronograma de lançamento dos novos produtos.

Públicos-alvo dos testes:

B2C (Teste Presencial)

Usuários que utilizam o Caju como benefício de auxílio-refeição /alimentação

B2B (Teste Remoto)

Empresas que fornecem Caju como benefício aos seus colaboradores

Teste presencial com usuários

A opção por teste presencial se deu para evitar o vazamento de informações e permitiu capturar reações espontâneas dos usuários em tempo real.

O processo incluiu:

  • 1. Definição de critérios para recrutamento e convite direcionado
  • 2. Roteiro de teste com cenários reais de uso e tarefas essenciais
  • 3. Execução com observação direta e registro em sala espelho (presencial)
  • 4. Coleta de feedbacks qualitativos e quantitativos por meio de SUM
  • 5. Análise e categorização dos resultados
  • 6. Recomendações priorizadas para ajustes na experiência

Metodologias Envolvidas

Product Discovery

UX/UI Design

Teste de Usabilidade

Veja outros cases de sucesso

Conclusões dos Testes de Usabilidade

Resultados do teste na tela Carteira do app para colaboradores

Resultados do teste na tela Carteira do app para colaboradores.

Resultados do teste na tela de Notificações da plataforma B2B, com feedback de participante

Resultados do teste na tela de Notificações da plataforma B2B, com feedback de participante.

A nova experiência Caju

Arte fornecida peo Caju demonstrando como ficou a nova versão da página Home no aplicativo para os seus usuários

O novo app traz exatamente os recursos que eu sentia falta no dia a dia.

Depoimento durante pesquisa do app de colaborador

Ele deixa de ser apenas uma plataforma de benefícios para se tornar um super app, reunindo várias informações no mesmo lugar.

Depoimento durante pesquisa da plataforma para empresas

Imagen fornecida pela Caju demonstrando o novo menu que é utilizado pelos seus clientes

Resultados obtidos

Identificação e correção de 10 problemas críticos de usabilidade

Ajustes com potencial de reduzir em 50% o tempo de conclusão de tarefas

Base qualificada de usuários engajados para futuros testes e pesquisas

Veja outros cases de sucesso

Depoimentos

José Augusto Silva, User Research Lead da Caju

José Augusto Bezerra

User Research Lead da Caju

Já tínhamos uma ideia para o novo app, mas tínhamos dúvidas se o novo conceito de multi-produto iria funcionar. Testar a solução antes de ir para o mercado foi essencial, porque eram muitas questões novas. Quando levamos para teste, vimos o impacto nas pessoas em tempo real e descobrimos muitas coisas que podiam ser melhoradas com o tempo, algo essencial para garantir que o projeto fosse aderente aos clientes da Caju.

Vinícius Tavares, Designer Researcher do Venturus

Vinícius Tavares

Designer Researcher do Venturus

Do primeiro roteiro ao relatório final, trabalhamos lado a lado com a Caju. Nosso foco foi transformar feedbacks qualitativos e quantitativos em insights acionáveis, sempre sustentados por evidências reais de uso. Esse processo deu ao time de produto mais clareza para priorizar decisões, reduzir riscos e fortalecer a experiência do app e da plataforma. Ao final, conseguimos concluir o projeto em menos de 1 mês, o que foi ótimo para o cliente.

Entre em contato e um dos nossos especialistas irá atendê-lo:

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