Aprimorando a experiência dos clientes
Junto à Caju, validamos o Design System e o aplicativo redesenhado, garantindo que as novas funcionalidades e a experiência fossem aprovadas pelos clientes.


A Caju contou com o Venturus para validar seu novo Design System e a experiência dos apps.
Contexto do Case
A Caju é uma das maiores empresas em benefícios corporativos, atendendo mais de 40 mil empresas no Brasil.
Os principais pontos de contato entre a Caju e os clientes são pela plataforma web e pelo aplicativo mobile.
Com um novo Design System e redesenho dos apps, a Caju procurou o Venturus como parceiro para testar e validar a nova cara e a experiência de ambos.
- Identificar pontos de fricção e barreiras de entendimento
- Avaliar a experiência do usuário no aplicativo redesenhado
- Otimizar a jornada em funcionalidades mais importantes
- Validar novas funcionalidades com base em insights de usuários
O que fizemos
Nosso time de Design estruturou e aplicou Testes de Usabilidade presencial e remoto com usuários que representavam o público-alvo da Caju.
Tudo isso em menos de 1 mês, para não prejudicar o cronograma de lançamento dos novos produtos.
Públicos-alvo dos testes:
B2C (Teste Presencial)
Usuários que utilizam o Caju como benefício de auxílio-refeição /alimentação
B2B (Teste Remoto)
Empresas que fornecem Caju como benefício aos seus colaboradores

O processo incluiu:
- 1. Definição de critérios para recrutamento e convite direcionado
- 2. Roteiro de teste com cenários reais de uso e tarefas essenciais
- 3. Execução com observação direta e registro em sala espelho (presencial)
- 4. Coleta de feedbacks qualitativos e quantitativos por meio de SUM
- 5. Análise e categorização dos resultados
- 6. Recomendações priorizadas para ajustes na experiência
Metodologias Envolvidas
Product Discovery
UX/UI Design
Teste de Usabilidade
Conclusões dos Testes de Usabilidade


A nova experiência Caju


Resultados obtidos
Identificação e correção de 10 problemas críticos de usabilidade
Ajustes com potencial de reduzir em 50% o tempo de conclusão de tarefas
Base qualificada de usuários engajados para futuros testes e pesquisas
Depoimentos

José Augusto Bezerra
User Research Lead da Caju
Já tínhamos uma ideia para o novo app, mas tínhamos dúvidas se o novo conceito de multi-produto iria funcionar. Testar a solução antes de ir para o mercado foi essencial, porque eram muitas questões novas. Quando levamos para teste, vimos o impacto nas pessoas em tempo real e descobrimos muitas coisas que podiam ser melhoradas com o tempo, algo essencial para garantir que o projeto fosse aderente aos clientes da Caju.

Vinícius Tavares
Designer Researcher do Venturus
Do primeiro roteiro ao relatório final, trabalhamos lado a lado com a Caju. Nosso foco foi transformar feedbacks qualitativos e quantitativos em insights acionáveis, sempre sustentados por evidências reais de uso. Esse processo deu ao time de produto mais clareza para priorizar decisões, reduzir riscos e fortalecer a experiência do app e da plataforma. Ao final, conseguimos concluir o projeto em menos de 1 mês, o que foi ótimo para o cliente.