O QR Code tem se tornado cada vez mais presente na vida de todos. Ele já pode ser utilizado em diversos cenários do dia a dia, além do ambiente corporativo e industrial. Assim, conhecê-lo e saber como aplicá-lo pode fazer uma grande diferença nos resultados de uma empresa.
O sistema do QR Code é parte importante da transformação digital. Desenvolvido no Japão, ele foi utilizado inicialmente para catalogar peças em produção de veículos e, agora, vem sendo amplamente aplicado à chamada Indústria 4.0 para o gerenciamento de inventários e para o controle do estoque.
Neste artigo, nós vamos apresentar algumas das principais aplicações do QR Code e os benefícios que ele pode proporcionar às organizações como um todo. Continue a leitura para saber mais!
Como o QR Code funciona?
O QR Code, abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), é uma representação visual de uma informação binária, que pode conter dados tanto no sentido horizontal quanto na vertical. Essa característica bidimensional é a sua diferença para o código de barras convencional, que permite a leitura apenas na dimensão horizontal.
Sendo um código de barras bidirecional, sua leitura é feita por smartphones ou por outros dispositivos eletrônicos com câmera. A partir da sua leitura, ele pode abrir uma aplicação, um texto, SMS, número de telefone ou em um e-mail. Além disso, se o dispositivo também possuir acesso à internet, o código pode ser convertido em um endereço URL e abrir diferentes tipos de conteúdo.
Como dá suporte a esta gama de conteúdos extensos, o QR Code abre muitas possibilidades de uso em diversos segmentos. Vamos a algumas aplicações:
1. Propagação de informação
A acessibilidade disponível nos QR Codes permite transmitir qualquer tipo de mensagem com objetivos industriais, comerciais ou corporativos. Por meio de aplicativos ou da câmera de smartphones, é possível escanear o código bidimensional e acessar as informações online.
Os QR Codes possibilitam o carregamento de textos simples, favorecendo o uso dessa tecnologia no compartilhamento de informações, o que os torna muito comuns em produtos e embalagens de diversos setores.
2. Pagamentos e transações bancárias
Além de viabilizar pagamentos online com uma maior agilidade, o QR Code pode direcionar os clientes no momento da compra, transferindo os valores direto para um sistema ERP.
Assim, fica mais fácil o gerenciamento das informações financeiras. É possível manter os dados das contas e efetuar transferências com a leitura do QR Code para capturar informações, como ocorre com o PIX.
Essa função é muito útil, principalmente para os varejistas e prestadores de serviço, já que poderão receber pagamentos por seus produtos e serviços precisar pagar intermediários como as operadoras de maquininhas e cartões.
3. Check-in e formulários
Como o QR Code é capaz de abrir links, já tem sido muito utilizado para conectar espaços e permitir o check-in de pessoas. Nesses casos, ele pode abrir formulários/páginas de login ou abrir uma aplicação específica.
O último caso é o que acontece com um dos produtos da Venturus: o Lockdesk. A solução permite que os colaboradores da empresa reservem estações de trabalho e, quando chegam no escritório, realizam o check-in através de QR Codes localizados nas mesas.
A câmera lê o código, que abre direto na versão móvel da aplicação, que já está logada com as informações do colaborador.
Quer saber como implementar o QR Code na sua empresa? Entre em contato com a gente!
4. Otimização do controle de estoque
A aplicação do QR Code em processos de armazenamento de produtos ajuda a identificar e a localizar grandes quantidades de informações, como a descrição do produto, o lote de fabricação, a data de validade, a quantidade, entre outras.
Ele também pode ser utilizado com muita eficiência na indústria para a movimentação de estoques, quando é necessário detectar produtos, pallets e locais de armazenagem, como prateleiras, andares ou endereços. Dessa forma, esse tipo de tecnologia pode trazer benefícios para o estoque, como:
- agilidade na separação e na expedição de produtos a partir da leitura do QR Code;
- inspeção de quantidades de produtos separados para despacho, evitando eventuais falhas na entrega;
- praticidade para visualizar os endereços de estocagem, simplificando a operação de armazenamento;
- registro dos produtos entregues a cada cliente, facilitando o rastreamento;
- segurança e simplificação nos processos que envolvem o inventário.
5. Marketing
Levar experiência para os clientes por meio de QR Codes personalizados potencializa o marketing de qualquer empresa. Isso porque muitos consumidores valorizam o layout das embalagens, em suas formas e cores, bem como as informações nelas contidas. Assim, essa tecnologia pode ser utilizada para transformá-las em uma experiência multicanal.
O código de barras também pode ser utilizado no marketing para melhorar a identidade da marca ou até mesmo servir como um cartão de visita, direcionando o consumidor para o site, para formulários de conversão e para catálogos de produtos.
6. Vendas
O QR Code — presente tanto online como em lugares estratégicos — ajuda a despertar a curiosidade do consumidor, levando-o às páginas online de promoções, de especificações do produto e do histórico da marca, motivando-o a buscar mais conteúdos no ambiente online da empresa.
Além disso, permite armazenar diversas informações que podem ser utilizadas em etiquetas ou em embalagens, como instruções de uso, informações nutricionais, endereços e outros detalhes.
Tenha os benefícios do QR Code na sua empresa
O Venturus te auxilia na implementação de QR Code no seu negócio, seja focado em vendas, marketing, indústria ou informações do escritório.
O uso do QR Code proporciona diversos benefícios, como:
- ajuda no aumento da lucratividade;
- aumenta a competitividade;
- contribui para a logística de produtos;
- melhora o engajamento do consumidor;
- otimiza processos;
- potencializa o marketing para indústria e para o varejo;
- proporciona o encantamento na experiência do cliente.
Preencha o formulário e fale com um dos nossos especialistas!