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Por que omnichannel é essencial para negócios?

O omnichannel é parte crucial do processo de transformação digital e tem diversos benefícios. Confira aqui!

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Em plena era de transformação digital, é indiscutível que o modo de fazer negócios passa por uma evolução constante e o omnichannel é parte crucial desse processo.

Nesse cenário, um dos principais propósitos das mais diferentes marcas é garantir a satisfação do seu público-alvo. Afinal, o que antigamente era visto como um diferencial — ter um e-commerce como uma complementação do ponto de vendas físico da empresa, por exemplo — passou a ser visto como o mínimo a ser feito.

Atualmente, a maior preocupação se tornou, então, investir na estratégia omnichannel. Isso porque, especialmente quando falamos de Marketing Digital, é imprescindível que potenciais clientes disponham de uma ampla variedade de canais para interagir com determinada organização.

Quer entender mais a fundo o que é omnichannel, como funciona, qual é a sua relevância, de que forma implementar essa estratégia, entre outros pontos igualmente relevantes? Continue a leitura!

O que é omnichannel e como o conceito efetivamente funciona?

Em termos simples, é possível definir o omnichannel como uma estratégia de utilização interligada e simultânea de canais de comunicação, incluindo os universos offline e online, com o propósito de aprimorar a experiência do usuário.

Na prática, o conceito funciona como uma iniciativa que utiliza todos os meios de interação de uma organização de forma sincrônica e integrada, fortalecendo o relacionamento entre o público e a marca.

Isso significa que o cliente tem uma experiência integrada e contínua nas diferentes interfaces que tem com um negócio, incluindo diferentes plataformas digitais (como sites, aplicativos, atendimento por mensagens etc.) e em ambientes físicos (como lojas).

Na prática, o consumidor deve conseguir se localizar independentemente de qual a sua forma de comunicação com o negócio e os atendentes e times de venda do outro lado devem conseguir enxergar a trajetória deste usuário e resgatar informações de qualquer momento de sua jornada.

Qual é a sua importância?

O fato é que a concorrência no mercado — independentemente do nicho — nunca esteve tão alta. As mídias digitais geram uma verdadeira revolução nos hábitos de consumo da grande massa. Elas, inclusive, modificam a forma como as pessoas fazem compras, já que os consumidores, atualmente tão antenados com as informações, têm se mostrado cada vez mais cautelosos e exigentes.

Neste cenário, torna-se indispensável buscar meios inovadores de permanecer operando diante de todas essas mudanças e de proporcionar uma experiência de compra realmente diferenciada, destacando-se dos demais estabelecimentos que atuam no mesmo segmento. Logo, para superar esse grande desafio, surgiu a proposta do omnichannel.

Duas pessoas mexendo em um notebook com um cartão de crédito

Afinal, na prática, por meio dessa estratégia, não somente os canais de comunicação da marca são integrados, mas toda a experiência do cliente é também integrada aos canais. Assim, o usuário tem a chance de interagir com a empresa em diferentes plataformas, gerando uma proximidade maior.

Manter o foco nesse estreitamento do relacionamento entre a organização e o público é uma excelente maneira de mostrar o quão confiável uma companhia é e como ela está pronta para suprir todas as necessidades que podem surgir. Contudo, vale destacar que a importância da implementação do omnichannel vai além, já que outros benefícios podem ser observados, como:

Aumento da fidelização

Quando a experiência entregue ao usuário é completa, de ponta a ponta, dificilmente ele procurará outro estabelecimento para efetuar um pedido futuramente, afinal, ele saberá que poderá contar com a empresa quando precisar.

Elevação da consciência de marca  

A utilização simultânea de canais variados sustenta um crescimento continuado no reconhecimento da empresa diante do mercado, elevando a sua visibilidade.

Maior coleta de dados do público consumidor  

A ideia por trás dessa vantagem é simples: quanto mais canais uma organização utiliza para alcançar o seu mercado, maior é o acesso que ela tem aos dados do seu público-alvo. Assim, com a unificação dessas informações, os profissionais da área de marketing conseguem ter uma percepção mais refinada do perfil comportamental e demográfico dos clientes, o que viabiliza a análise de tendências, a personalização etc.

Potencialização do faturamento  

Afinal, com uma jornada de compra mais positiva e com a fluidez nas operações da empresa, novos pedidos são “estimulados”. Além disso, quando navegam por canais distintos, os potenciais consumidores têm contato com outras soluções ofertadas pela marca, o que também eleva as chances de fechar novas vendas.

Como implementar a estratégia omnichannel na empresa?

Agora que você já domina o conceito de omnichannel e entende as suas vantagens, vamos aprender como efetivamente implementar a estratégia na empresa. Nesse caso, levando em conta que o foco é a entrega de uma experiência positiva ao usuário, o ponto de partida é conhecer a fundo quem é a persona do negócio.

A partir disso, será mais fácil descobrir diversas informações relevantes sobre ela e compreender os seus hábitos de consumo. Inclusive, é o domínio desses dados que viabilizará o entendimento das demandas da fatia de mercado que se almeja impactar, tornando-se mais simples oferecer algo que realmente agregue valor e desperte o interesse do público.

Posteriormente, é preciso integrar os canais da marca, lembrando de personalizá-los a partir das informações coletadas na etapa de construção da persona. Essa integração é justamente o alinhamento entre os meios offline e online, a fim de evitar que haja quaisquer lacunas para o usuário. Assim, você oferece uma experiência verdadeiramente omnichannel — e, é claro, satisfatória.

Por fim, você chegará ao estágio em que é necessário testar todas as suas iniciativas e, indo além da mera conferência do funcionamento, também avaliar o quão bem integrados estão os canais disponibilizados.

Seguindo esses passos, é possível diminuir expressivamente as chances de ocorrerem falhas e erros na sua estratégia omnichannel e ainda é viável identificar se algum ajuste se faz necessário antes do lançamento. Nesse último ponto, é válido destacar que contar com a tecnologia faz toda a diferença, já que conduzir todo o processo de implementação sem automatização é praticamente inviável.

Conclusão

Entendeu o que é omnichannel e como a implementação correta dessa estratégia faz toda a diferença não somente na experiência do usuário — tornando-a muito mais positiva —, mas também no estreitamento da relação entre uma marca e seu público, impactando a fidelização dos consumidores? Então, se você ainda não oferece múltiplos canais de comunicação sincronizados e interligados na estratégia da organização, é hora de dar “start” nessa ação!

Para entender como o Venturus pode ajudar nesta jornada, entre em contato com um de nossos especialistas

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