Manaus(AM), dezembro de 2025 – O Venturus, centro de tecnologia especialista em inovação, concluiu neste dia 06 de dezembro a 3ª edição do Descomplica VNT – Para Elas, iniciativa gratuita e exclusiva para mulheres que desejam iniciar sua jornada no universo da programação. O programa, que teve início em junho deste ano, formou vinte alunas em Manaus, entre estudantes e mulheres em processo de transição de carreira.
Ao longo de seis meses, as participantes contaram com um ambiente de aprendizado acolhedor e acompanhamento contínuo, recebendo suporte técnico, metodológico e formativo por meio de profissionais voluntários do Venturus. A formação combinou conteúdos teóricos e práticos, desenvolvimento de projetos, mentorias técnicas semanais, plantões de dúvidas e encontros presenciais voltados ao fortalecimento de soft skills, vivência profissional e compreensão do ecossistema tecnológico.
Para o Venturus, a formatura representa muito mais do que a conclusão de um ciclo educacional: simboliza a abertura concreta de novas possibilidades profissionais para essas mulheres e o fortalecimento do capital humano da região.
“O Descomplica VNT – Para Elas foi idealizado para criar condições reais de entrada e permanência das mulheres no setor de tecnologia. Foi a primeira edição do projeto desde que abrimos a sede de Manaus e, ao formar essas alunas, estamos ampliando horizontes individuais e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região”, afirma Priscila Salvaterra, Gerente de Educação Corporativa no Venturus.
No dia 06 de dezembro, todas as participantes receberam certificação oficial, reconhecendo sua trajetória formativa e garantindo um diferencial importante para sua inserção no mercado de trabalho. A expectativa é que as novas profissionais passem a ocupar espaços estratégicos em empresas de tecnologia, inovação e indústria, fortalecendo a presença feminina em um dos setores mais dinâmicos da economia.
“Participar desse curso foi muito especial pra mim. Começar um novo estudo, principalmente em programação, costuma ser solitário e desafiador, mas estar em um grupo de mulheres que também estão migrando de carreira e se redescobrindo transformou tudo em um ambiente acolhedor, motivador e cheio de troca”, diz Maria Eduarda Ximenes, uma das alunas do Descomplica VNT.
“Sem dúvida, saio desse processo com mais clareza, motivação e um networking muito valioso para continuar crescendo”, completa.
A edição Para Elas mostra o propósito do Descomplica VNT de democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico, formar talentos diversos e impactar positivamente o futuro do mercado digital brasileiro. O projeto também consolida o vínculo do Venturus com a comunidade manauara, alinhando-se às oportunidades proporcionadas pela Zona Franca de Manaus e contribuindo, de forma concreta, para o desenvolvimento regional por meio da educação, da inovação e da inclusão produtiva. Em 2026, novas vagas serão abertas.




.png)

%20(1).png)