IoT
IoT

Tecnologia 5G e Edge Computing

Publicado em 
25
/
07
/
2023
Home
/
Insights
/
Blog
/
Tecnologia 5G e Edge Computing
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

As mudanças constantes em ambientes de tecnologia são um desafio para quem segue nesse ramo, seja uma pessoa iniciante, seja uma já experiente — a única certeza é que as coisas mudam, evoluem.  

Entre essas novidades, escolhemos a tecnologia 5G e o Edge Computing, tendências reais e palpáveis (e que já podem ser aplicadas!) para explorarmos em nosso artigo.

Nesse post, vamos explorar cada um desses elementos para entender melhor como eles podem se relacionar ao ambiente de desenvolvimento e produção moderno. Vamos lá?

Entenda o 5G

A quinta geração de telefonia móvel, a chamada 5G, é a próxima etapa da evolução tecnológica em telecomunicações. Com velocidades até 100 vezes mais rápidas que a atual, a 4G, e com latências bem inferiores, a nova rede promete uma comunicação sem precedentes entre dispositivos e pessoas.

Isso significará um grande avanço para aplicativos críticos, como operações industriais remotas, carros conectados e realidade virtual de alto desempenho. O lançamento do 5G e a implementação dos sistemas necessários para seu funcionamento já estão acontecendo em algumas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Na mídia, já conseguimos conferir até reclamações da população sobre o mau funcionamento do 5G — na maioria das vezes injustamente, pois as redes de transmissão equipadas com essa tecnologia dependem de curtas distâncias para funcionarem de maneira adequada. Você vai entender o porquê disso no próximo tópico, sobre o Edge Computing, acompanhe.

Entenda o Edge Computing

Assim como o 5G, o Edge Computing se torna cada vez mais importante, pois permite que os dados sejam processados localmente e de forma rápida.

Podemos chamar de Edge Computing as arquiteturas de sistemas de computação em que os dados são processados e armazenados próximos à fonte, ou seja, na “borda” da rede (o significado em português para “edge”). Como a transmissão de dados é realizada entre dispositivos na borda e não com um data center centralizado, o tempo de resposta se torna mais rápido.

Dessa forma, o Edge Computing pode melhorar a escalabilidade das redes, possibilitando seu crescimento conforme necessário para sustentar novos usuários ou dispositivos. Aplicações típicas desse modelo incluem monitoramento remoto em tempo real (computação embarcada), análise de tráfego (redes inteligentes) e controle industrial (IoT).

Saiba qual a relação entre o 5G e o Edge Computing

Em resumo, podemos dizer que a tecnologia 5G é uma das principais responsáveis pelo surgimento do conceito de Edge Computing. Isso porque a quinta geração de telefonia móvel tem o objetivo de reduzir significativamente as latências entre as conexões (o tempo que os dados levam para serem transmitidos da fonte até o destino final).

Ter uma baixa latência é importante em aplicações críticas, por exemplo: em operações industriais remotas e controle de tráfego, pois, quanto menor for esse tempo, melhor será o desempenho do sistema.  

Com isso, processar os dados na “borda da rede” tornou-se uma alternativa bastante séria e viável para esses tipos de aplicações.

Veja o que podemos esperar dessas novidades na comunicação

O 5G e o Edge Computing oferecem uma grande oportunidade para quem segue o ramo de desenvolvimento tecnológico, pois permitem a criação de soluções inovadoras que podem transformar o modo como as pessoas vivem, trabalham e se divertem.

Além disso, essas tecnologias possibilitam maior produtividade para empresas no ambiente de trabalho e mais economia de recursos: as organizações que as implementam tendem a otimizar o consumo de energia, mitigar problemas recorrentes e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Ou seja, são tecnologias capazes de gerar mais valor para os negócios.

Redes inteligentes e conectadas

As redes 5G, permitindo maior densidade de dispositivos conectados, tornam possível a criação de redes urbanas inteligentes e interconectadas. Como resultado, é possível monitorar e gerenciar melhor o tráfego, a iluminação pública, os sistemas de segurança pública etc.

Otimização dos produtos que envolvem Internet das Coisas (IoT)

Com a tecnologia 5G, é possível conectividade em tempo real para milhões de dispositivos IoT (Internet of Things), permitindo aplicações inovadoras nas áreas da saúde, agricultura, manufatura etc.

Cada aspecto de qualquer tipo ou tamanho de negócio poderá ser observado, analisado e corrigido, muitas vezes na palma da mão de um profissional da gestão.

Realidade Aumentada e Virtual (RA e RV)

As altíssimas taxas de transferência de dados oferecidas pelo 5G tornam possíveis experiências enriquecidas em realidades alternativas para entretenimento, treinamentos etc.

Imaginar que qualquer aula de faculdade ou audiência pública poderá ser feita da própria casa, usando de dispositivos de realidade virtual para o comparecimento, é algo cada vez mais próximo da realidade.

Veículos Conectados e Autônomos (CAD)

As comunicações em tempo real oferecidas pelas redes 5G permitem a criação de sistemas CAD para monitorar o tráfego e reduzir acidentes. Ao contrário do que o senso comum pensa, esses sistemas autônomos já são capazes de conferir uma segurança maior nas estradas do que veículos conduzidos manualmente.

Controle remoto onipresente

A tecnologia 5G permite que máquinas (e sistemas completos) sejam operadas a distância, tornando possível manutenção preventiva, gerenciamento de processos e atualizações. No futuro, teremos plantas e usinas de produção completamente operadas de maneira remota.

Conclusão

Podemos entender que o 5G e o Edge Computing são tecnologias que prometem oferecer grandes oportunidades de inovação não apenas para os negócios, mas também para as pessoas interessadas na área de tecnologia e suas mais diversas aplicações que permeiam nosso cotidiano.  

Para que isso possa acontecer, é importante haver pesquisas e estudos constantes.

Por isso, nada melhor que contar com um Instituto de Ciência e Tecnologia como o Venturus, focado em P&D+I. Fale com nossos especialistas para entender como podemos ajudar seu negócio.  

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
AIoT: A Inteligência Artificial das Coisas
IoT

AIoT: A Inteligência Artificial das Coisas

Descubra como a AIoT está revolucionando a maneira como máquinas e sistemas operam. Conheça os benefícios da fusão entre IoT e Inteligência Artificial
Ler mais
Protocolos de IoT: Qual é o melhor para o seu negócio?
IoT

Protocolos de IoT: Qual é o melhor para o seu negócio?

Saiba quais são e como escolher o protocolo correto para o seu dispositivo IoT
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040