As diferenças entre 3G, 4G e 5G

Publicado em
22/9/2020
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Desde o surgimento da internet e dos smartphones, as redes de internet, popularmente conhecidas como 3G, 4G ou 5G, vem avançando e melhorando a cada ano. Mas o que muda entre elas?  

A principal melhoria é a taxa de download mais alta em cada nova geração das redes. Por exemplo, com o 3G, conseguíamos enviar mensagens via internet, com o 4G, podemos baixar e assistir a serviços de streaming de qualquer lugar com sinal e, com o 5G, será possível conectar as coisas, a famosa Internet das Coisas (IoT).

A rede 3G começou a ser utilizadas em meados de 2002 e é a rede com maior cobertura em território nacional. Depois, em 2018, veio a rede 4G, com uma velocidade maior, mas sem cobertura em toda a extensão nacional. E, agora, teremos a rede 5G.  

Para entender o que muda em cada uma das gerações, é preciso entender dois conceitos que estão presentes em todas elas: latência e velocidade de transmissão.

Latência

O primeiro conceito a ser explicado é a latência, que nada mais é do que o tempo de resposta entre uma ação e sua reação. Latência e velocidade são inversamente proporcionais, ou seja, quanto menor a latência, maior a velocidade. Latência é muito importante quando se usa a internet para certos comandos.

Por exemplo, um carro autônomo precisa de uma latência muito baixa para que, ao detectar um objeto na pista, consiga frenar antes de atingi-lo. Por isso só com o 5G que a IoT deve ter força total para se tornar mais popular.  

Imagem de um gps dentro de um carro

As redes 5G possuem uma latência muito menor que a das redes 4G. Como dito anteriormente, estudiosos indicam que a resposta entre uma informação enviada e sua execução (latência) utilizando a 5G será próxima a de um humano ou até mais rápida, auxiliando na implementação de objetos autônomos como carros, robôs, entre outras coisas.

Velocidade de transmissão

Como comentado no tópico anterior, a velocidade e latência são inversamente proporcionais. Assim, para que tenhamos uma latência baixa, a velocidade deve ser alta.  

A velocidade é uma das principais mudanças que conseguimos perceber quando passamos de uma rede 3G para 4G, por exemplo. A rede 3G opera com 8Mbp/s (Megabits por segundo), a 4G, com 28Mbp/s e a 5G promete ser até 10x mais rápida que 4G.

Assim, uma velocidade maior significa que mais dados podem ser transmitidos e recebidos. É essa diferença que permite que gerações de redes realizem tarefas diferentes.

O Venturus te coloca à frente do mercado

A tecnologia está sempre avançando e trazendo cada vez mais impacto na nossa vida. As redes móveis, por exemplo, além dos smartphones, são utilizadas em fábricas, linhas de produção e no agronegócio.

Entre em contato com os nossos especialistas e entenda como implementar a Internet das Coisas no seu negócio e ter um diferencial no mercado.

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Tecnologia 5G e Edge Computing
IoT

Tecnologia 5G e Edge Computing

5G e o Edge Computing são tecnologias que prometem oferecer grandes oportunidades de inovação. Saiba mais aqui!
Ler mais
AIoT: A Inteligência Artificial das Coisas
IoT

AIoT: A Inteligência Artificial das Coisas

Descubra como a AIoT está revolucionando a maneira como máquinas e sistemas operam. Conheça os benefícios da fusão entre IoT e Inteligência Artificial
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040