IA para validar interface e acessibilidade
Como usamos IA para garantir consistência de interface e acessibilidade em sistemas complexos.


Contexto do Case
A Thales é uma multinacional presente em mais de 60 países, desenvolvendo sistemas de informação e soluções tecnológicas para áreas como Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital.
O desafio trazido ao Venturus era a padronização das aplicações desenvolvidas pela empresa, seguindo diretrizes do Design System corporativo.
Além disso, a Thales precisava garantir que os novos websites estivessem em conformidade com a norma WCAG – um conjunto internacional de recomendações voltadas à acessibilidade digital.
Desafios da proposta
A verificação manual das aplicações acaba exigindo muito tempo, atenção e recursos. Ainda assim, essa etapa fica sujeita a falhas humanas, o que pode ocasionar em retrabalhos nas etapas mais adiantes do desenvolvimento.
O Venturus foi desafiado a otimizar essa análise, garantindo:
- Verificação automatizada com o Design System
- Adequação às normas de acessibilidade
- Redução de esforço manual e aumento da produtividade

Solução Desenvolvida
Para esse projeto, desenvolvemos uma PoC (Prova de Conceito) unindo inteligência artificial, desenvolvimento de software e Interface do Usuário (UI).
- 1. O usuário seleciona o que quer verificar.
- 2. Depois, insere uma tela ou página na plataforma.
- 3. O sistema gera um relatório do que precisa ser ajustado.


Resultados
Por se tratar de uma PoC, os resultados foram avaliados em uma escala inicial, mas já foi possível observar ganhos significativos:
O projeto comprova como o uso estratégico de Inteligência Artificial pode otimizar tarefas, promover padronização em escala e impulsionar práticas mais acessíveis no desenvolvimento digital.