Saúde

Como a tecnologia pode ajudar a jornada do paciente

Publicado em 
10
/
07
/
2024
Home
/
Insights
/
Blog
/
Como a tecnologia pode ajudar a jornada do paciente
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Os cuidados de saúde agregam múltiplas disciplinas, etapas e agentes. Tudo começa com a ida do paciente ao consultório, depois a realização de exames, o diagnóstico, a receita médica e, por fim, a adesão terapêutica. São muitas variáveis que podem ocorrer durante esse caminho, mas com o auxílio da tecnologia, o mapeamento da jornada do paciente pode ser facilitado.

Esse mapeamento é ainda mais importante no contexto atual, no qual o pensamento do tratamento milagroso tem sido substituído, gradativamente, pela ideia de prevenção. No entanto, a tarefa demanda mais disciplina e engajamento do próprio paciente.

É aí que entra o uso da tecnologia na área da saúde, para ajudar tanto os médicos quanto a jornada do paciente.  

Paciente como agente da própria saúde

O desafio aqui é convencer o paciente de que ele é o agente mais importante da própria saúde. De nada adianta ele ir ao médico, fazer os exames, mas não seguir a terapia, quando necessário.  

Imagine uma receita, em papel, com três medicamentos. O paciente vai à farmácia, mas só encontra dois medicamentos. Esquece do terceiro e segue com suas atividades. Os dias passam e ele segue sem o terceiro medicamento receitado. Nesse cenário, 33% da adesão terapêutica foi comprometida, algo que pode ser decisivo para o desfecho do caso.  

Isso sem falar dos inúmeros pacientes crônicos que não tomam seus medicamentos de acordo com a posologia, nos intervalos determinados, comprometendo sua condição.

De outro lado, temos empresas da saúde, operadoras e prestadores, precisando otimizar seus recursos, buscando maior eficiência. Para isso, é necessário reduzir o absenteísmo, monitorar a satisfação do paciente e a adesão terapêutica.  

Onde entra a tecnologia

O engajamento do paciente e o acompanhamento da jornada dele podem ser facilitados pela tecnologia. Mas os profissionais de saúde também devem aprender e usar mais as tecnologias que podem revolucionar o setor, como a Inteligência Artificial.

Por exemplo, o agendamento de consultas, o atendimento, o plano de tratamento, todas essas etapas podem contar com suporte tecnológico interativo, personalizado e humanizado.

A IA Generativa, por exemplo, pode ser uma aliada para ter agendamentos facilitados com chatbots avançados. Eles utilizam linguagem natural para se comunicar e podem entender as necessidades do paciente de forma mais assertiva, melhorando o processo de triagem.

No plano de tratamento, o uso da IA combinada com gestão de dados pode dar mais sustentação para a recomendação médica, já que leva em conta histórico de exames, hábitos do paciente e diagnósticos passados.  

Já o monitoramento e o acompanhamento da adesão terapêutica são muito mais viáveis e efetivos com o uso da IA Generativa. Ela pode auxiliar no envio de mensagens para orientar o paciente durante o tratamento, por exemplo, inclusive respondendo dúvidas.  

Há muito a ser explorado nesse campo, como foi discutido no podcast Futurus sobre o uso da tecnologia na saúde. Vale escutar!

O Venturus auxilia o seu negócio na transformação digital

A tecnologia serve como uma excelente aliada para mapear de forma efetiva a jornada do paciente, desde a consulta até o tratamento.  

O setor da saúde é um dos focos de atuação do Venturus e temos times de diversas áreas para auxiliar na concepção de soluções inovadoras.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Saúde
Saúde

Entre em contato e um dos nossos especialistas irá atendê-lo:

Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.