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A importância de Mind Maps para QA

Os Mapas Mentais são de grande ajuda para os profissionais de QA. Saiba aqui como criar um para o seu dia a dia.

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A área de Quality Assurance (QA) está sempre passando por transformações, assim como as outras áreas de desenvolvimento. Surgem novas abordagens para desempenhar o trabalho, aprimorando processos e assegurando entregas mais eficientes.

Nesse contexto é que entram os “Mind Maps” ou Mapas Mentais no dia a dia. Esta técnica visual de organização de informações tem se mostrado uma aliada indispensável dos profissionais de QA, proporcionando uma maneira eficaz de mapear processos, identificar problemas e planejar estratégias.

Vamos explorar neste artigo mais sobre o que são os Mapas Mentais, seus benefícios para a área de QA e como criá-los de forma assertiva.

O que é Mind Map

O Mind Map é um diagrama que possibilita a organização e a visualização de informações de maneira estruturada e lógica. Seu propósito é representar as conexões que nosso cérebro é capaz de estabelecer para atingir um objetivo.

Normalmente, a ideia central é representada no centro do mapa, com linhas ou ramificações que se estendem a partir dela, representando tópicos secundários ou subtemas. Esses subtemas podem, por sua vez, ter ainda mais ramificações, representando ideias ou conceitos mais específicos.

Benefícios de usar Mind Map em QA

O uso de Mapas Mentais traz vários benefícios para a cobertura de QA. Separamos os três mais importantes:

  • Organização e Visualização: A natureza visual dos Mind Maps permite organizar e estruturar de forma intuitiva os requisitos, casos de teste, cenários e outros elementos do processo de QA. Essa organização facilita a compreensão do panorama geral e a identificação de possíveis falhas.
  • Brainstorming e Criatividade: A estrutura aberta e flexível estimula o brainstorming e a criatividade durante a fase de planejamento de testes. A visualização das ideias permite explorar diferentes possibilidades e identificar pontos de otimização.
  • Comunicação: Eles servem como ferramentas de comunicação poderosas, facilitando o compartilhamento de informações entre membros da equipe de QA, desenvolvedores e stakeholders. A clareza visual e a estrutura lógica do mapa promovem um entendimento comum dos objetivos e do escopo do projeto.

O Venturus adota a estratégia de Mind Maps no desenvolvimento de novas soluções, garantindo assim uma entrega mais eficaz e segura. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos alavancar os resultados do seu negócio!

Como fazer um Mind Map

Desenho de um mapa mental desenvolvido pelo Venturus, com cada galho especificado
Exemplo de um Mind Map desenvolvido pelo Venturus

Imagine que você é um profissional de QA e um cliente solicita uma nova funcionalidade para o produto. Com isso, uma ou várias user stories são criadas para fornecer valor ao cliente.

O QA participa dessa etapa de construção do user story e dos critérios de aceitação. Essa é essencial para montar o Mind Map, já que é com esse contexto que ele vai extrair informações para criar o mapa e os galhos que vão estar nesse diagrama.  

Então, o foco é o user story e a partir dele é que a comunidade tecnológica de QA do Venturus elaborou os cinco galhos principais para cada user story: estratégia, dados, riscos, ambiente e cenários, como na imagem acima.

Galhos do Mind Map

O primeiro galho ficou definido como de estratégia. É ali que se define quais tipos de testes serão usados, se serão funcionais, automatizados ou apenas smoke test, por exemplo.

Já o segundo galho é representado pela massa de dados, ou seja, o que será necessário ter em mãos para chegar até o requisito da user story. Por exemplo, perfil de usuário, arquivos utilizados, imputs de entradas e outros dados.

No terceiro galho são traçados os riscos, como a falta de protótipo, falta de ambiente de QA, indefinição de user story e outros.

Já no quarto galho é traçado o ambiente, ou seja, onde se os testes serão executados: em ambientes de QA ou um smoke testing em um ambiente de UAT, por exemplo.

Por fim, no quinto ramo são listados os cenários de teste, divididos em ramificações que representam o que será testado. Após a listagem dos cenários, são divididos em duas possibilidades: o positivo (ou happy path) e os alternativos. Em seguida, são inseridos os critérios de aceitação e iniciada a redação dos casos de teste, que descrevem como os testes serão realizados.

Mind Maps são essenciais para a cobertura de QA

Sem Mapas Mentais bem estruturados é muito mais provável que seu time dê muitas voltas antes de chegar ao objetivo, resultando em retrabalho e perda de recursos.

Os Mind Maps facilitam a organização, a comunicação, a criatividade e a detecção de falhas, permitindo que os profissionais de QA trabalhem de forma mais eficiente e estratégica, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade.

Quer saber como o Venturus pode ajudar o seu negócio a ter resultados ainda melhores? Fale com os nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar.

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