Como garantir a qualidade do seu projeto?

Publicado em
17/9/2019
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Imagine a seguinte situação: um novo projeto será desenvolvido, mas por conta de alguma questão, uma equipe de teste não é prioridade. O projeto então é iniciado e, depois de meses, entregue para o cliente. Após a entrega, o sistema começa a ser utilizado e alguns erros são apontados. Daí, o projeto volta para o time de desenvolvimento, ocasionando em um retrabalho e perda de confiança do cliente, além de tempo e dinheiro.  

Tudo isso poderia ser evitado se, antes de entregar o projeto para o cliente, houvesse uma etapa de testes. Com ela, seria possível verificar possíveis falhas e corrigi-las antes da entrega final.  

Mas como fazer isso? Qual é a melhor forma? Nesse texto vamos explorar como desenvolver um processo de teste eficaz para evitar problemas com seu produto.

Mas afinal, o que é um processo de teste?  

O teste de software visa garantir a qualidade, minimizando as incertezas e sistematizando os critérios de aceitação. Ele valida se o software apresenta um bom funcionamento, se existem problemas e se as expectativas estão sendo atendidas.  

Contudo, simplesmente executar testes não significa que o software atende todos os critérios de qualidade. Os testes precisam também de um processo, que é, basicamente, acompanhar o software desde a sua concepção até a sua manutenção. Consequentemente, quando temos um processo definido e executado, garantimos ainda mais qualidade.  

Como aplicar o processo de teste?  

Quando um projeto está na sua fase inicial, normalmente, já sabemos quais tecnologias serão utilizadas. Enquanto ainda não temos os requisitos (especificações do projeto) para começarmos a pensar nos casos de testes, podemos começar em uma ferramenta de automação de testes. Por exemplo, se o projeto será desenvolvido em React, temos diversas opções de ferramentas, entre elas, cypress e selenium.

Com os requisitos definidos, podemos começar a criar os casos de testes, determinar quais deles podem ser automatizados e, junto aos desenvolvedores, fazemos uma lista de acceptance tests para a atividade que está sendo desenvolvida.  

Quando isso terminar, provavelmente alguma fase de desenvolvimento – mesmo que pequena - pode já estar pronta. Assim, podemos acessar o ambiente de desenvolvimento e iniciar um teste exploratório e até mesmo começar a automatizar alguma coisa.  

Antecipando os testes, problemas podem ser encontrados antes de serem enviados para a versão final, economizando tempo de desenvolvimento e tempo de testes.  

Acceptance tests  

Quando a atividade for completamente finalizada, chegou a hora de passarmos pela lista de acceptance tests. Essa é a lista de itens mínimos que devem estar desenvolvidos e funcionando para que uma atividade possa ser testada e considerada finalizada.  

Normalmente, é possível ter mais resultados quando passamos pelo acceptance junto com o desenvolvedor, no próprio ambiente de desenvolvimento dele. Se todos os itens foram feitos e o mínimo necessário funciona, podemos considerar essa atividade pronta para gerarmos a versão.  

Agora, se algum item não foi feito ou algum problema crítico foi encontrado, o desenvolvedor deverá voltar para a atividade e corrigir o que foi encontrado. Dessa forma, ele minimiza o risco de a versão ser gerada com problemas críticos e garantindo boa parte da qualidade do sistema antecipadamente.  

Testar, testar e testar

Definindo e executando um processo de testes agregamos muito ao sistema, antecipamos problemas, economizamos tempo teste e de desenvolvimento e consequentemente diminuímos o custo e aumentamos a qualidade, eficiência e confiabilidade do sistema.

No Venturus, participamos de todas as fases do produto. Fale com nossos especialistas para entender como podemos te ajudar!

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Testes de QA: 3 erros para evitar no processo
QA

Testes de QA: 3 erros para evitar no processo

Listamos os três principais erros dos profissionais de QA e como evitá-los na sua jornada. Confira aquI!
Ler mais
The importance of Mind Maps for QA
QA

The importance of Mind Maps for QA

Discover how Mind Maps can raise the level of your QA team
Ler mais
Ver todos os posts

Contact one of
our specialists
will serve you:

Por favor, insira um email corporativo
How do we contact you?*

Venturus needs you to provide your contact information so we can discuss our products and services more thoroughly. By providing your details, you will be aware of the guidelines outlined in our Privacy Policy.

Thank you! Your message has been received!
Oops! Something went wrong with sending your message.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
ZIP Code 69057-040