Os principais usos da inteligência artificial na saúde

Publicado em
21/5/2024
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

A inteligência artificial já está sendo usada de diversas formas em vários setores, inclusive no setor de saúde. Essa tecnologia está transformando o dia a dia dos médicos, pacientes e dos hospitais como um todo.  

De manutenção preditiva de equipamentos, passando por auxílio no desenvolvimento de medicamentos, até diagnósticos mais precisos e atendimento mais ágil. O uso da IA tem impacto significativo na redução de custos, celeridade para os processos e melhora da experiência dos pacientes e médicos.

Neste artigo, vamos detalhar os principais usos da inteligência artificial na saúde atualmente e como essa tecnologia já está ajudando o setor.

IA para manutenção preditiva de máquinas

Um dos principais usos da inteligência artificial, especialmente na indústria, é o de manutenção preditiva.  

Com a evolução da medicina, os equipamentos médicos estão cada vez mais tecnológicos e importantes para diagnósticos precisos. Por isso, essas máquinas precisam estar em dia com sua manutenção e não podem ficar ociosas em momentos inesperados.  

É aí que entra a IA.

Ela analisa os dados gerados por essas máquinas e consegue identificar anomalias e orientar manutenções antes que algo aconteça.  

A solução de manutenção preditiva do Venturus

Máquina de ressonância

Como exemplo, aqui no Venturus, aprimoramos uma ferramenta de monitoramento remoto para equipamentos médicos para a Canon Medical System, o MPEM (Monitoramento Preditivo de Equipamentos Médicos).

Ele é um sistema que monitora remotamente o desempenho de equipamentos e prevê falhas nos componentes de diversas máquinas, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom e radiografia.

Além de prever possíveis manutenções, o MPEM também confere maior precisão na hora de realizar a manutenção, uma vez que o próprio sistema indica qual componente não está funcionando adequadamente. Isso nos leva ao segundo uso mais comum.

IA prescritiva para tratamentos e prevenção de doenças

A inteligência artificial prescritiva é uma das abordagens mais importantes dessa tecnologia. Com ela, é possível não apenas analisar dados, mas também ter recomendações de ações futuras.

Na saúde, essa tecnologia pode ser usada, por exemplo, para analisar dados históricos de pacientes e familiares, informações genéticas e outros fatores relevantes para recomendar tratamentos, prevenção ou prever possíveis complicações. Além de ajudar na manutenção das máquinas, como falamos anteriormente.

A IA prescritiva também pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos, entendendo a melhor combinação de substâncias e dosagens para determinadas enfermidades.  

Melhorar o atendimento e ter diagnósticos mais precisos

A IA também já é utilizada em duas etapas essenciais no dia a dia do médico: o atendimento/monitoramento do paciente e o diagnóstico.

No primeiro caso, a IA já auxilia no monitoramento remoto e coleta de dados para entender o estado atual dos pacientes. Especialmente em pacientes mais graves, esse monitoramento pode indicar sinais precoces de melhora ou piora dos quadros e auxiliar na tomada de decisão.

Além disso, a tecnologia também ajuda na identificação de pontos de atenção em exames de imagem, como radiografias, ressonâncias e tomografias.

Esse foi um dos exemplos destacados pelo Dr. Bruno Campos, médico e professor da Unicamp, no novo episódio do Futurus sobre o uso da IA na saúde. Para ele, a IA funciona atualmente mais como um copiloto, auxiliando o dia a dia dos médicos.

“É muito interessante a interação entre os dois: um profissional treinado com a IA, ele ganha em produtividade, aumenta a taxa de acerto e diminui a sobrecarga”

Veja aqui o episódio completo.

Melhorar a gestão de dados de hospitais

A IA, aliada a outras tecnologias, também contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos dos hospitais, sejam leitos, médicos e equipamentos, ou recursos financeiros mesmo.  

Além disso, um bom sistema de dados pode ajudar a identificar perfis epidemiológicos de doenças ou solucionar gargalos de atendimento, por exemplo.

Nesse sentido, o Venturus auxiliou no desenvolvimento de uma plataforma de dados para o hospital da PUC-Campinas, que integrou todas as informações que o hospital já tinha de forma prática e fácil de visualizar.

Isso é de suma importância, especialmente em situações como em uma pandemia.

A Dra. Luciana Siqueira, Gestora do Convênio SUS do hospital, estimou que, caso esse sistema já existisse na pandemia da Covid-19, os médicos já saberiam analisar o perfil dos pacientes com antecedência e saberiam o que seria necessário para atendê-los.  

Veja mais detalhes dessa solução para o hospital da PUC-Campinas:

Ainda há muito potencial para ser explorado

A área da saúde não para de evoluir, resultando no aumento da expectativa de vida, na ampliação do acesso à saúde de qualidade e em melhores tratamentos. E o uso da inteligência artificial é parte essencial dessa jornada.

O setor da saúde é um dos focos de atuação do Venturus e temos times de diversas áreas para auxiliar na concepção de soluções inovadoras.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Podcast: Inteligência artificial na saúde
Inteligência Artificial

Podcast: Inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial também está presente na saúde. Ouça o Futurus e entenda como essa tecnologia já está ajudando esse setor!
Ler mais
A importância da ética na Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

A importância da ética na Inteligência Artificial

Com o avanço da inteligência artificial cresce também as discussões para uma tecnologia mais ética. Como chegar lá?
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040