As 4 principais abordagens de IA para alavancar o seu negócio

Publicado em
9/4/2024
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Todos os dias surgem novas formas de usar a Inteligência Artificial nas mais diversas tarefas, seja no ambiente pessoal ou profissional. Entre os benefícios de utilizar IA estão a melhoria da produtividade, a maior celeridade para tomar decisões do negócio e a entrega de produtos mais assertivos para os clientes.

Não é à toa que 67% das grandes empresas da América Latina estão acelerando a implementação de IA, segundo pesquisa da IBM. Ainda de acordo com o estudo, a técnica de IA mais buscada pelas empresas da região é a IA Generativa.

Embora seja a mais conhecida atualmente, a IA Generativa não é a única abordagem possível dessa tecnologia nos negócios. Há um campo muito mais vasto para ser explorado e que pode ser ainda mais atrativo para gerar receita para os negócios.

Neste artigo, vamos apresentar as 4 técnicas principais para usar Inteligência Artificial para agilizar a transformação digital da sua empresa.  

As 4 principais abordagens de IA

Independente da abordagem, os sistemas que usam a IA são capazes de imitar a inteligência humana e utilizar os dados do seu negócio para te ajudar a tomar decisões, tornar a experiência do seu cliente melhor ou otimizar as tarefas da sua operação.  

Porém, cada uma delas possui diferentes aplicações para serem mais bem aproveitadas. Confira as 4 principais abordagens de IA:  

1 - IA Generativa

Falamos anteriormente que essa abordagem é, atualmente, a mais buscada pelas empresas. Isso devido também à popularização dos chatbots inteligentes, como o ChatGPT, Gemini, MidJourney e outros.

Eles exemplificam bem o que é a IA Generativa – ou GenAI: sistemas capazes de criar e produzir novos conteúdos, dados, códigos de programação ou até arte, tudo a partir de um comando, ou prompt.

Essa abordagem usa machine learning para processar uma enorme quantidade de dados e determinar os padrões e relações para gerar novos conteúdos. Em outras palavras, a IA Generativa é capaz de criar algo original com base no que ela já aprendeu.

Por isso seu uso é bastante vasto, inclusive no ambiente corporativo. A GenAI pode resumir e criar documentação, servir como atendimento ao cliente, otimizar processos manuais e ou até ser um assistente das áreas da empresa.  

Porém, para usar de forma corporativa deve-se ter cuidado com a segurança dos dados, o que é mais difícil de encontrar nessas ferramentas abertas.

Por isso, aqui no Venturus, desenvolvemos a nossa própria IA Generativa, o Chapa VNT. O projeto ainda está sendo implementado, mas ele terá soluções para praticamente todas as áreas da empresa e tudo de forma segura e privada. Conheça mais sobre o Chapa VNT aqui.

2 - IA Preditiva

A IA Preditiva, como o nome sugere, é uma inteligência artificial capaz de fazer previsões ou estimativas sobre eventos futuros. Para isso, ela utiliza de algoritmos de aprendizado de máquina e dados históricos.  

Para encontrar uma IA Preditiva não é preciso ir muito longe. A Netflix, por exemplo, utiliza uma IA para sugerir novas séries e filmes baseados no que você já assistiu. Ou mesmo a Amazon, que coloca produtos semelhantes ao que você deixou no carrinho. Tudo isso é também IA Preditiva.

Porém, um dos grandes diferenciais da IA Preditiva é na indústria 4.0, já que com ela é possível prevenir falhas em equipamentos. Isso reduz custos, impede que a produção seja paralisada e garante maior tempo de funcionamento para as máquinas.

Outro tipo de uso se dá no setor de utilities. O Venturus trabalhou em uma solução para prevenir vazamentos de água nas tubulações públicas. Com a IA Preditiva, a empresa responsável consegue identificar possíveis novos locais de vazamento e, assim, agir antes dele ocorrer. Confira a nossa solução abaixo:

3 - IA Prescritiva

Já a IA Prescritiva é um tipo avançado de inteligência artificial que não apenas analisa dados históricos e atuais, mas também oferece recomendações sobre ações futuras, incluindo possíveis resultados e o melhor curso de ação a ser seguido.  

Ou seja, essa forma de IA vai além da simples previsão, fornecendo insights acionáveis e, de fato, prescrevendo soluções específicas para problemas.

Alguns setores que já utilizam IA Prescritiva são:

  • Saúde: aqui, a IA pode analisar dados médicos de um paciente, histórico familiar, informações genéticas e outros fatores relevantes para recomendar tratamentos personalizados, prever possíveis complicações e sugerir intervenções preventivas.
  • Finanças: em finanças, a IA Prescritiva pode otimizar portfólios de investimento, recomendar estratégias de negociação e até mesmo prever tendências de mercado, ajudando os investidores a tomar decisões informadas.
  • Manufatura: nesse setor, essa tecnologia pode prever falhas em equipamentos, otimizar processos de produção, sugerir manutenção preventiva e até mesmo ajustar automaticamente as configurações das máquinas para melhorar a eficiência e a qualidade.
  • Varejo: no varejo, a IA prescritiva pode analisar dados de vendas, comportamento do cliente, condições de mercado e fatores sazonais para recomendar estratégias de precificação, gerenciamento de estoque e campanhas de marketing personalizadas.

4 - Visão Computacional  

Por fim, a visão computacional é a tecnologia que permite que os computadores interpretem e entendam o conteúdo visual de acordo com seu objetivo. Isso inclui sensores de reconhecimento facial, câmeras de segurança e outros equipamentos que produzam imagens.

Essa é uma tecnologia essencial na indústria, especialmente para evitar acidentes e falhas na produção.

Um exemplo de uso de visão computacional foi a solução que o Venturus desenvolveu para evitar falhas na montagem de monitores em uma das maiores empresas do setor. Antes, a inspeção era feita de forma manual, o que gerava atrasos na linha de produção e era mais suscetível a erros. O Venturus, então, apresentou uma solução que fazia a inspeção de forma automatizada, usando visão computacional.  

Dessa forma, a inspeção ficou mais ágil e melhorou o processo de produção dessa empresa. Confira esse case:

Além de inspeção de eletrônicos, a visão computacional pode ser usada, por exemplo, para averiguar o uso correto de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores, melhorias de segurança com uso de câmeras de reconhecimento facial ou até mesmo auxiliar o desenvolvimento de veículos autônomos. É essa tecnologia que permite que esses veículos reconheçam pedestres, semáforos e outros obstáculos nas ruas.  

Impulsione a transformação digital do seu negócio com IA

O impacto da inteligência artificial tende a ser ainda maior nos próximos anos. Essa tecnologia pode estar presente em praticamente todas as atividades, desde automação de processos complexos até personalização da experiência do cliente. Seja qual for a abordagem adequada para o seu negócio, a IA é capaz de revolucionar a sua empresa.

O Venturus é um dos maiores centros de tecnologia e inovação, e já trabalhamos há quase 30 anos com tecnologias disruptivas. Se você quer explorar o potencial da inteligência artificial com um parceiro de confiança, fale com um dos nossos especialistas e entenda como colocar o seu negócio na era da IA.

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Os principais usos da inteligência artificial na saúde
Inteligência Artificial

Os principais usos da inteligência artificial na saúde

Conheça os principais usos da inteligência artificial na saúde e como essa tecnologia já está auxiliando o setor!
Ler mais
Podcast: Inteligência artificial na saúde
Inteligência Artificial

Podcast: Inteligência artificial na saúde

A inteligência artificial também está presente na saúde. Ouça o Futurus e entenda como essa tecnologia já está ajudando esse setor!
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040