QA
QA

Como se tornar um QA? Nosso especialista explica!

Publicado em 
27
/
09
/
2022
Home
/
Insights
/
Blog
/
Como se tornar um QA? Nosso especialista explica!
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

Um QA (Quality Assurance, Garantia de Qualidade) é um profissional da área de tecnologia responsável por verificar se um sistema está rodando conforme o esperado. Além disso, também é seu papel encontrar e prevenir bugs. Por isso, quem segue essa carreira costuma ser bastante detalhista, além de ter algumas outras habilidades bem específicas.

Para contar como se tornar um QA e quais são as possibilidades que esse profissional tem, trouxemos o Rafael Barella, que é Agile Lead aqui no Venturus. Vamos testar?

Primeiros passos

No universo de QAs existem profissionais de diferentes especialidades. Por isso, além de ter noções básicas do conceito de testes em si, é interessante buscar entender em qual área do desenvolvimento você quer trabalhar.

Aqui no Venturus, por exemplo, temos alguns QAs focados no universo mobile e outros em sistemas para desktop.

Rafael explica que “várias pessoas testam aspectos diferentes de um sofware ou app, especialmente em um time grande”.

Mas você não precisa se definir logo de cara, até porque com os sistemas híbridos é possível navegar entre os mundos. Porém, se você já tiver alguma preferência, vai ficar mais fácil na hora de começar a estudar.

E depois?

Para se tornar um QA é importante ter algum conhecimento básico nas linguagens de programação. Além disso, é essencial ter conhecimento pelo menos intermediário da língua inglesa. Afinal, muitas das ferramentas usadas na área estão disponíveis apenas nesse idioma.

Se você ainda não conhece nenhuma linguagem de programação, comece os seus estudos pela lógica de programação, um conhecimento que ajudará muito na hora de aprender uma linguagem de fato.

Rafael explica que um ponto essencial para se tornar um QA é “entender sobre o sistema analisado e ter noções de programação para conseguir operar as ferramentas”. Ele sugere a linguagem Python para começar, muito usada para desenvolver os testes.

Agora, se você já domina as linguagens necessárias para a área em que você quer atuar como QA, pode partir para os estudos de conceitos básicos de testagem, como:

  • O porquê é importante testar;
  • Processos de teste;
  • Casos de teste;
  • As técnicas de teste existentes.

Como estudar

E, sim, é possível estudar por conta! Faculdades de Análise de Sistemas e de Telecomunicações podem dar uma base, mas o nosso Agile Lead lembra que “existem muitas certificações de teste mundialmente reconhecidas”.

Inclusive, ele coloca a certificação como o ideal para quem quer iniciar nessa carreira e indica o ISTQB, um certificado bem completo para quem deseja se tornar um QA.

Nessa jornada de entender como se tornar um QA, outro ponto que merece atenção são os testes automatizados. Eles são feitos através de ferramentas e tornam a rotina dessa profissão bem mais prática. Então, é importante estudar sobre como eles funcionam e as ferramentas em que essas automações rodam.

Boa comunicação é muito importante

"Conhecimento vale muito, mas o comportamento vai ajudar na hora de aplicar na prática"

Como QA, você vai precisar ter um bom relacionamento com todas as pessoas em sua equipe, especialmente as pessoas desenvolvedoras. Sua comunicação precisa ser muito assertiva e empática, ou seja, você tem que ser uma pessoa que fala e escuta bem.

Além disso, todos os relatórios e defeitos precisam ser muito bem escritos, para mostrar que o “problema” está no código e não na pessoa. No final do dia, o defeito “não é uma afronta”, mas uma contribuição para melhores resultados — isso precisa ficar super claro e transparente na comunicação.

Quem trabalha com testes também precisa ter muita organização. Esse profissional recebe muitas informações e precisa criar um roteiro a partir das expectativas do cliente — ou outras partes interessadas. “Isso é o que chamamos de casos de teste”, e eles precisam ser cuidadosamente aplicados para garantir os melhores resultados.

Curiosidade em forma de cuidado

Por fim, vale lembrar que a pessoa especialista em QA precisa ser super curiosa. Rafael explica que a lista de requisitos — indicações das funcionalidades esperadas de um software — muitas vezes não é o bastante para indicar os testes necessários.

Sendo assim, o analista de testes precisa pensar em quem usará esse produto e investigar qual caminho ele pode querer fazer nessa aplicação. “A gente nunca pode esperar que o usuário vá fazer o que tem que ser feito”, diz Rafael.

Conheça nossa cultura

Agora que você já sabe por onde começar para se tornar um QA, conheça a nossa página de carreiras! Lá você receberá as nossas oportunidades em primeira mão, além de ficar por dentro de como é trabalhar no Venturus.

Também nos siga no LinkedIn para receber todos nossos conteúdos!

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
QA Box: como alinhar expectativas para construir qualidade
QA

QA Box: como alinhar expectativas para construir qualidade

Descubra como a cerimônia QA Box alinha expectativas de testes e promove comunicação eficaz na equipe de desenvolvimento ágil para evitar bugs e retrabalho.
Ler mais
Testes de QA: 3 erros para evitar no processo
QA

Testes de QA: 3 erros para evitar no processo

Listamos os três principais erros dos profissionais de QA e como evitá-los na sua jornada. Confira aquI!
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos
nossos especialistas
irá atendê-lo:

Por favor, insira um email corporativo
Como prefere ser contatado?*

O Venturus precisa que nos forneça as suas informações de contato para falarmos melhor sobre nossos produtos e serviços. Ao informar seus dados, você estará ciente das diretrizes da nossa Política de Privacidade.

Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Ops! Algo deu errado com o envio da sua mensagem.
Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040