Avanços Tecnológicos Aplicados à Saúde

saude
A medicina é uma das áreas que mais tem recebido avanços tecnológicos a cada dia, desde o diagnóstico e prevenção até o sistema de gestão médica, auxiliando o profissional de saúde e as vidas dos pacientes. 
 

Nos hospitais, clínicas e consultórios do futuro – não tão distante – os prontuários eletrônicos serão algo básico se comparados aos aparelhos que estarão disponíveis aos profissionais da área para a realização de exames, diagnóstico e cura de doenças, sejam elas quais forem. 

saúde

O futuro da medicina

Separamos algumas novas tecnologias que vão mudar a prática médica. A saúde pode se beneficiar, e muito, dos avanços da tecnologia no setor.

  • IoT (Internet of Things)

A Internet das Coisas já está em todo lugar e na medicina não seria diferente. Essa tecnologia ajuda os profissionais da saúde no quesito integração entre equipamentos. A IoT na saúde funciona através de sensores e monitores, uma das suas aplicações pode ser na geladeira de vacinas, monitorando a quantidade de vacinas, temperatura e a validade.

  • Chatbot

Que tal fazer um agendamento online sem nenhum problema? Essa é só uma das várias aplicações que a inteligência artificial pode ter na área da saúde. Será possível conversar com o chatbot que auxiliará nos primeiros diagnósticos para encaminhar o paciente para o médico mis adequado. Além disso, o chatbot pode ser usado nas instituições de saúde para auxiliar o médico através de análise de imagem e diagnósticos precisos. 

  • Digital Twin

Muito se fala sobre a tecnologia na saúde e os benefícios que realmente farão a diferença na vida do paciente. Já pensou chegar em um hospital e, apenas com o seu CPF, por exemplo, ter todo o seu histórico médico para que o médico analise? O seu “eu virtual” pode ser chamado de Digital Twin e, com ele, o médico pode analisar as reações de algum tipo de medicamento no seu corpo, ou quanto tempo seria necessário para você se recuperar de uma cirurgia, tudo isso com a ajuda da tecnologia.

  • Big Data

Como viram no Digital Twin, o Big Health Data será responsável pelo armazenamento de todas as suas informações para que o médico consiga ver o seu histórico e até calcular a probabilidade de solução da doença dependendo do tipo de medicamento utilizado. Não seria demais? Sem preocupações com efeito colaterais. 

  • Telemedicina

E que tal ter o resultado de uma ressonância magnética em qualquer lugar que você estiver? Com a chamada Telemedicina, a clínica não precisará imprimir o exame e te entregar, tudo estará na nuvem e, tanto você quanto o seu médico, poderão ter acesso. 

Nossas soluções

Nós da Venturus já somos conhecidos pelas ideias inovadoras e parcerias fortes com empresas de diferentes ramos, e com a área de saúde não seria diferente. Temos a capacidade e expertise para auxiliar na criação de soluções inovadoras na medicina. O nosso objetivo é cocriar com nossos parceiros através do Design centrado no humano utilizando as tecnologias de ponta que existem. Ficou curioso sobre o que fazemos? Então vamos lá.

Em parceria com a Canon nós desenvolvemos o software chamado Print Server. O projeto consistiu em desenvolver um sistema capaz de receber imagens enviadas dos equipamentos médicos, tais como ressonância, tomografia, ultrassom, raio x, ou mesmo de um servidor PACS e imprimir tais imagens em impressoras convencionais, ou seja, as mesmas utilizadas em escritórios ou em casa, mas com recursos adicionais como a possibilidade de selecionar múltiplos layouts de impressão, permitir pequenas edições de imagem antes da impressão, além da customização de cabeçalhos e rodapés.   

E nossa parceria com a Canon não ficou apenas nesse projeto, fomos parceiros na realização do Innervision, um hardware capaz de monitorar os equipamentos médicos de qualquer lugar que a pessoa esteja. Para esse tipo de inovação, a tecnologia de IoT é utilizada, ou seja, no equipamento são instalados vários sensores que, através do hardware Innervision, torna possível acompanhar o status da máquina, quando ela precisa de manutenção, entre outras informações que, através do cruzamento de dados dos sensores, torna possível de se obter. 

Veja mais

Ficou interessado?

Com a nossa expertise aplicada em diversos mercados, estamos preparados para encontrar e compreender o problema dos nossos clientes e parceiros, cocriando a melhor solução.
Que tal a gente conversar mais um pouco?

Campinas / SP - Brasil

Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530 – Campinas – SP
+55 (19) 3755-8600

Bitnami