- 18 de abril de 2023
- Blog
O que o ChatGPT traz de novo para o mercado?
O que é o ChatGPT?
ChatGPT é uma aplicação de Inteligência Artificial que capaz de conversar, responder a perguntas e criar textos, estabelecendo um diálogo semelhante a um ser humano e, assim, proporcionando uma experiência agradável ao usuário. Ele é capaz de admitir erros, rejeitar perguntas ou solicitações inapropriadas e questionar premissas incorretas. Foi criado pela empresa OpenAI e disponibilizado para o público em novembro de 2022.
A OpenAI foi fundada em 2015 e possui como cofundadores o atual CEO Sam Altman e Elon Musk, que atualmente não faz mais parte da empresa. Ela foi criada com a missão de levar os benefícios da “Artificial General Intelligence” (AGI) para toda a humanidade e com a visão de criar sistemas de Inteligência Artificial tão inteligentes quanto um ser humano.
O que é Artificial General Intelligence?
Para respondermos a essa pergunta, vamos voltar à década de 1950, quando um grupo de pesquisadores da Universidade de Darthmout nos EUA, liderados por John MacCarthy, criaram a área de Inteligência Artificial. O principal objetivo dos cientistas era criar sistemas a semelhança dos seres humanos.
Nessa mesma época, pesquisadores de diversas áreas de conhecimento — como pesquisa operacional, estatística e reconhecimento de padrões — usavam a experiência dos dados para criar modelos matemáticos usando como base estatística, comportamento de seres humanos e animais para resolver tarefas específicas ou tomar decisões de baixo nível.
O que John MacCarthy definiu como Inteligência Artificial nos anos 1950, hoje chamamos de AGI ou “Artificial General Intelligence”. Muito do que se estudava em outras áreas para tomar decisões de baixo nível ou realizar tarefas específicas chamamos hoje de Narrow AI.
Exemplos de aplicações de Narrow AI são reconhecimento de faces, reconhecimento de digitais, sistemas de recomendação, reconhecimento de voz. Além disso, temos funcionalidades de detecção e classificação de objetos (pessoas, sinais de trânsito, estrada etc.) utilizadas, por exemplo, em veículos autônomos.
Ou seja, praticamente tudo o que consumimos de Inteligência Artificial no mundo de hoje pode ser classificado como Narrow AI.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT foi criado a partir do Modelo de linguagem GPT-3.5. Modelos de linguagem são objetos de pesquisa a vários anos, por diferentes empresas.
Resumidamente, modelos de linguagens são criado a partir de uma grande quantidade de livros e textos produzidos na internet através de um treinamento não supervisionado, que nada mais é do que ensinar o algoritmos a encontrar padrões em entradas conhecidas.
No caso de textos, o objetivo é identificar qual seria a próxima palavra em uma frase. Após esse treinamento, o modelo de linguagem está “fluente” na língua (português, inglês etc.)
O ChatGPT usa um Modelo de linguagem treinado como base e são executadas as seguintes etapas:
- Uma base de dados de perguntas a serem feitas (prompts), em que seres humanos definem quais respostas devem ser dadas.
- Esses dados são utilizados para fazer um ajuste fino no Modelo de Linguagem GPT-3.5 através de um treinamento supervisionado, que é a maneira de reconhecer padrões através de saídas conhecidas ou rótulos. Por exemplo: eu sei qual resposta e o algoritmo tem que me responder corretamente.
- OpenAI contratou em torno de 40 empresas para que as pessoas pudessem responder às perguntas ou prompts dessa base de dados. Então, vários usuários respondem às perguntas de maneiras diferentes.
- Agora, as respostas são analisadas e rankeadas da melhor à pior. Esse rankeamento é utilizado para realizar um treinamento por reforço, que consiste em encontrar padrões e melhorar as respostas de acordo com a interação e feedback positivo ou negativo do ambiente.
Inteligência Artificial Generativa
O ChatGPT também é uma aplicação de Inteligência Artificial generativa. Esse é o nome dado a modelos que são capazes de gerar um novo conteúdo.
Eles podem ser classificadas em diversas categorias:
- Aplicações que geram imagens a partir de texto (text-to-image) — estão tirando o sono dos Designers, em que, através de um texto descritivo, modelos de Inteligência Artificial geram Imagens. Exemplos de ferramentas impactando o mercado são o Midjourney, Dall-E e Stable Diffusion. Grandes plataformas como Canva e ferramentas Adobe também já estão disponibilizando aplicações e funcionalidades de geração de imagem com Inteligência Artificial.
- Aplicações que geram modelos 3D a partir de texto
- Aplicações que geram textos a partir de imagens
- Aplicações que geram vídeos a partir de texto
- Aplicações que geram áudio a partir de um texto descritivo
- Aplicações que geram texto a partir de um texto descritivo
É nessa última categoria que o ChatGPT, baseado no modelo de linguagem 3.5, se encaixa: geração de texto a partir de um texto descritivo.
Em março de 2023, foi lançado o modelo de liguagem GPT-4. Além de ser treinado com um volume de dados maior e com um número muito maior de parâmetros, ele se entitula um modelo multimodal – ou seja, que é capaz de trabalhar com qualquer categoria de Inteligência Artificial descrita aqui, com texto, imagens, aúdios etc.
O que o ChatGPT traz de novo?
Como pudemos ver, o ChatGPT é composto por uma série de algoritmos baseados em Inteligência Artificial, com avanços incrementais até o lançamento do produto no final de 2022. Mas, se os modelos de linguagem já vinham evoluindo ao longo dos anos, por que, então, todos ficaram espantados com o ChatGPT?
Toda essa evolução da área de processamento de linguagem natural e dos modelos de linguagens estavam muito restritas às aplicações e produtos das Big Techs e no dia a dia de profissionais e pesquisadores na área de Inteligência Artificial. A OpenAI simplesmente democratizou o uso para todas as pessoas.
Exemplos de aplicações
- Redação do ENEM
Pedi para o ChatGPT redigir que foi proposta na avaliação do ENEM, copiei todas as regras de como a redação deve ser feita. O tema era a “Importância da participação da mulher na política”:
- Textos curtos
O ChatGPT é capaz de escrever textos curtos como e-mails, blogs, procurações, textos de marketing e divulgação de produtos, além de conseguir resumir e explicar o conteúdo de um texto grande. Abaixo, um exemplo de procuração para participação de assembleia de condomínio.
- Códigos de Software
Aqui é um exemplo simples de como o ChatGPT pode criar trechos de códigos de software apenas com uma descrição do problema a ser resolvido.
- Avaliação do ENEM
O canal do youtube Manual do Mundo fez um vídeo em que pediu para o ChatGPT responder à toda a avaliação do ENEM e o resultado foi o seguinte: de 179 perguntas, 74 erros e 105 acertos.
Como a nota final do ENEM não leva em conta apenas número de acertos, a pontuação foi submetida a um simulador de notas do ENEM para que fosse dado uma pontuação de 0 a 1000. A nota final ficou em torno de 600 a 630 pontos, que já é maior que a média nacional.
Apesar do resultado, houve uma certa decepção por parte do canal, pois eles achavam que o resultado seria muito melhor. Por isso, eles analisaram os erros para tentar entender porque o ChatGPT errou em determinadas perguntas.
Uma das conclusões é que, para um certo grupo de perguntas, as respostas necessitavam que o candidato realizasse uma profunda interpretação de diferentes textos, inferisse um conhecimento a partir daí e respondesse à questão, coisa que o ChatGPT não faz.
- Alucinações
Apesar de não ter essa capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos, novas relações sobre fatos e conceitos, fazer interpretação semântica ou identificar relação de causa e consequência, como explicado anteriormente, o ChatGPT pode ser extremamente criativo em criar informações falsas, mas muito bem escritas.
Flávio Gomes, colunista do UOL, especialista em F1, fez alguns experimentos e ilustra bem como ele pode ser criativo e fornecer informações equivocadas. O ChatGPT deu informações erradas do local e circunstâncias em que Ayrton Senna faleceu, além de outras informações equivocadas envolvendo pilotos como Rubens Barrichello, Michael Schumacher e Fernando Alonso — mas com texto bem escrito e convincente.
Considerações finais
Os modelos de linguagem vem evoluindo de maneira incremental nos últimos anos, particularmente a partir de 2017. O ChatGPT é uma ferramenta baseada no modelo de linguagem GPT-3.5 e, mais recentemente, no GPT-4.
A IA generativa é um campo da inteligência artificial que se concentra na criação de algoritmos capazes de gerar novos dados, como imagens, texto ou música e o ChatGPT se encaixa nesse contexto.
Ele é uma ferramenta excelente para auxiliar no processo de geração de conteúdo criativo, como textos de marketing, blogs e geração de código de software, mas ainda necessita do acompanhamento de profissionais das respectivas áreas para validação e melhoria dos resultados gerados — ou seja, ele é um bom copiloto, traz bons resumos de textos e é muito útil em atividades que demandam gerar conteúdo criativo
O ChatGPT pode criar alucinações, pois é capaz de gerar textos extremamente criativos com informações falsas, mas muito bem escritas a partir de dados informações disponíveis. Por isso, não é prudente substituir seus mecanismos de buscas e pesquisas pelo conteúdo sumarização do ChatGPT. Sempre é necessária uma checagem e é importante lembrar que as respostas dependem da qualidade das perguntas.
Ele não é capaz de deduzir ou inferir novos conhecimentos, novas relações sobre fatos e conceitos, com base no conhecimento existente. Também não é capaz de fazer interpretação semântica, identificar relação causa e consequência
Para que o ChatGPT possa ser usado corretamente em alguns contextos pode ser necessário um refinamento do modelo de Inteligência Artificial.