Como se tornar um QA? Nosso especialista explica! | Venturus

Como se tornar um QA? Nosso especialista explica!

Um QA (Quality Assurance, Garantia de Qualidade) é um profissional da área de tecnologia responsável por verificar se um sistema está rodando conforme o esperado. Além disso, também é seu papel encontrar e prevenir bugs. Por isso, quem segue essa carreira costuma ser bastante detalhista, além de ter algumas outras habilidades bem específicas.

Para contar como se tornar um QA e quais são as possibilidades que esse profissional tem, trouxemos o Rafael Barella, que é Agile Lead aqui no Venturus. Bora testar?

 

Primeiros passos

Você sabia que existem QAs com diferentes especialidades? Por isso, além de ter noções básicas do conceito de testes em si, é interessante buscar entender em qual área do desenvolvimento você quer trabalhar. Aqui no Venturus, por exemplo, temos alguns QAs focados no universo mobile e outros em sistemas para desktop. Interessante, né?

Além disso, “em um time muito grande em que se tem diferentes vieses de teste, tem várias pessoas testando diferentes aspectos de um software ou app em questão ”, desde o back-end até a interface.

Mas calma, você não precisa se definir, até porque com os sistemas híbridos é possível navegar entre os mundos. Porém, se você já tiver alguma preferência, vai ficar mais fácil na hora de começar a estudar.

 

E depois?

Para se tornar um QA é interessante ter algum conhecimento básico nas linguagens de programação. Além disso, é bom ter um conhecimento pelo menos intermediário da língua inglesa, afinal, muitas das ferramentas usadas na área estão disponíveis apenas nesse idioma.

Ainda não conhece nenhuma linguagem de programação? Sem problemas! Você pode começar os seus estudos pela lógica de programação, um conhecimento que ajudará muito na hora de aprender uma linguagem de fato.

Agora, se você já domina as linguagens necessárias para a área em que você quer atuar como QA, pode partir para os estudos de conceitos básicos de testagem, como:

  • por que é importante testar;
  • processos de teste;
  • casos de teste;
  • as técnicas de teste existentes.

O Rafael complementa as nossas indicações explicando que um ponto essencial para se tornar um QA é “entender sobre o sistema analisado e ter noções de programação para conseguir operar as ferramentas. Python, por exemplo, é muito usado para desenvolver os testes”.

 

GIF de um gato lendo o livro "The art of Strategy"

 

E, sim, é possível estudar por conta! Faculdades de Análise de Sistemas e de Telecomunicações podem dar uma base, mas o nosso Agile Lead lembra que “existem muitas certificações de teste que são mundialmente reconhecidas”. Inclusive, ele coloca a certificação como o ideal para quem quer iniciar nessa carreira e indica o ISTQB, um certificado bem completo para quem deseja se tornar um QA.

Nessa jornada de entender como se tornar um QA, outro ponto que merece a sua atenção são os testes automatizados. Eles são feitos através de ferramentas e tornam a rotina dessa profissão bem mais prática. Então, é importante estudar sobre como eles funcionam e as ferramentas em que essas automações rodam, beleza?

 

Boa comunicação é muito importante

Para você que está se perguntando como se tornar um QA, essa jornada vai muito além dos estudos teóricos e o Rafael explica o porquê: “o conhecimento vale muito, mas o comportamento vai ajudar na hora de aplicar na prática”.

Como QA, você vai precisar ter um bom relacionamento com todas as pessoas em sua equipe, especialmente as pessoas desenvolvedoras. Sua comunicação vai precisar ser muito assertiva e empática, ou seja, você vai ter que ser uma pessoa que fala e escuta bem.

Além disso, todos os relatórios e defeitos precisam ser muito bem escritos, para mostrar que o “problema” está no código e não na pessoa. No final do dia, o defeito “não é uma afronta”, mas uma contribuição para melhores resultados — isso precisa ficar super claro e transparente na forma que você for se comunicar.

Quem trabalha com testes também precisa ter bastante paciência, viu? Essa pessoa recebe muitas informações e precisa criar um roteiro, como se fosse uma história dividida em várias temporadas a partir das expectativas do cliente (ou outra parte interessada). “Isso é o que chamamos de casos de teste”, e eles precisam ser cuidadosamente aplicados para garantir os melhores resultados.

 

Curiosidade em forma de cuidado

Por fim, vale lembrar que a pessoa especialista em QA precisa ser super curiosa. O Rafael explica que a lista de requisitos — indicações das funcionalidades esperadas de um software — muitas das vezes não é o bastante para indicar os testes necessários.

Sendo assim, o analista de testes precisa pensar em quem vai usar esse produto e investigar qual caminho ele pode querer fazer nessa aplicação. “A gente nunca pode esperar que o usuário vá fazer o que tem que ser feito”.

Então, saber alimentar a curiosidade e o interesse pelo que você está validando é uma das grandes respostas do nosso Agile Lead para a nossa dúvida de hoje: “como se tornar um QA?”. Realmente , é preciso ser um verdadeiro “Xeroque Rolmes”.

 

GIF do Detetive Pikachu com uma lupa

 

Quer saber quantos formulários um app suporta? Ou quantos acessos simultâneos um site aguenta? Ou ainda quer quebrar um código para deixar ele ainda melhor? Se a sua curiosidade fala alto e a sua resposta for “sim” para essas perguntas, está no caminho certo para trabalhar com testes .

Agora que você sabe como se tornar um QA, que tal aproveitar esse match entre você e o perfil de analista de testes para se inscrever para receber nossas oportunidades em primeira mão? Aproveite, também, para nos seguir no LinkedIn para ficar sabendo sempre que conteúdos fresquinhos aparecerem por aqui.

 

Veja mais
Carreiras
Redação Venturus

Como criar uma rotina de estudos?

Manter o ritmo de estudos pode ser bem desafiador, principalmente quando você está buscando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos e técnicas para o mercado
Leia mais »

Entre em contato

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.