Logo do Venturus
Como funciona o processo seletivo no Venturus?
  • 10 de janeiro de 2023
  • Blog

Como funciona o processo seletivo no Venturus?

Nós sabemos que um processo seletivo é desafiador e pode até dar um certo medo, mas também sabemos que ele abre a possibilidade de jornadas incríveis. Então, conhecer mais sobre as etapas, ter clareza dos requisitos e do que a empresa quer é meio caminho andado para acalmar a ansiedade e ter sucesso nesse momento.

Para você que está pensando em se tornar um Ventureiro ou uma Ventureira, estamos aqui para trazer informações importantes do nosso processo seletivo, dar dicas interessantes e diminuir ou até acabar com esse medo de finalizar a inscrição, beleza?

Vamos juntos desvendar as portas de entrada aqui do Venturus com a Isadora Borges, nossa Analista de Atração e Seleção!

 

Quem é o Ventureiro ou a Ventureira que buscamos?

Antes de começar a falar sobre o nosso processo seletivo em si, vamos falar sobre o que buscamos nas pessoas que vão trabalhar com a gente. E nada melhor do que ouvir quem trabalha diretamente com atração e seleção, né? Por isso, perguntamos para a Isadora quais eram as principais características da pessoa candidata que fazem brilhar os olhos de quem recruta por aqui. Elas são:

  • demonstrar muita vontade de aprender;
  • ser proativa;
  • ser protagonista;
  • gostar de propor soluções;
  • ter senso de dono;
  • saber trabalhar em time.

“O que buscamos encontrar em potenciais Ventureiros e Ventureiras são os nossos cinco valores: estamos em constante evolução, somos protagonistas, construímos relações de confiança, valorizamos pessoas e entregamos excelentes resultados”, resume Isadora.

Ela ainda completa que “claro, tem a parte técnica, que depende de cada vaga. Porém, ter um perfil comportamental bacana já é meio caminho andado”. Ou seja, se você se identifica com a maioria dessas características e valores, já pode se inscrever! Ainda tem dúvidas? Conheça as etapas do nosso processo seletivo.

 

Quais são as etapas do nosso processo seletivo?

GIF de elementos do jogo Mario, incluindo cogumelo, estrela e flor

Entenda o jogo do processo seletivo

 

Tudo depende da vaga para a qual você está se candidatando, mas todos os nossos processos seletivos têm a etapa de inscrição e pelo menos uma entrevista. “O processo seletivo pode ter teste ou não. Por exemplo, geralmente vagas júnior e pleno têm teste, já as sênior costuma não ter”, a Isa explica.

Depois do teste, você passa pela entrevista com RH que já pode incluir uma entrevista técnica ou tem uma etapa separada. Isso também varia conforme o nível da vaga. Porém, logo no momento da triagem, que acontecerá quando você avançar da etapa de inscrição e você tiver o primeiro contato com o time de Pessoas e Cultura, explicamos como será todo o processo, combinado?

 

Que tal algumas dicas para o processo seletivo?

O que mais nos encanta é, de longe, a vontade de aprender. Porém, tem mais uma série de outros pontos marcantes que nos chamam a atenção em futuros Ventureiros e Ventureiras:

“Se mostrar uma pessoa flexível, interessada e disposta a fazer parte do Venturus, do processo e de encarar novos desafios. Às vezes é mais importante para nós ter alguém aberto a aprender coisas novas e se desafiar do que já saber sobre uma tecnologia e não querer aprender mais nada”.

Também é super importante mostrar a sua curiosidade sobre nós no processo seletivo. Uma boa ideia é olhar as redes sociais, o nosso site e o nosso blog. Queremos fazer entrevistas que sejam uma via de mão dupla, conhecendo o candidato, mas também gostamos de receber perguntas, tirar dúvidas e esclarecer sobre o nosso dia a dia.

Mas a nossa principal dica é seja você mesmo e não deixe o medo impedir você de tentar, afinal, o não você já tem!

 

E se ainda der medo?

GIF da atriz Viola Davis com vestido vermelho fazendo sinal de "venham" com as mãos

Não deixe o medo impedir você de fazer o processo seletivo

Vai com medo mesmo! É clichê, mas é real. “Se candidata mesmo assim. No processo de triagem, nós não estamos procurando o currículo que atende a todos os requisitos perfeitamente. Nesse momento inicial, a gente vai se alinhar, entender o que você quer e o que queremos também. Tudo de acordo com o seu momento de carreira. Às vezes você não tem um requisito e daí compensa em outro” conclui Isa.

Gostou de conhecer mais sobre o processo seletivo aqui do Venturus? Agora só falta se inscrever para receber nossas oportunidades em primeira mão e nos seguir no LinkedIn para ficar sabendo sempre que conteúdos fresquinhos aparecerem por aqui.