Tudo sobre desenvolvimento mobile

Publicado em
26/3/2023
Inscreva-se em nossa Newsletter
Autores

O desenvolvimento mobile, feito para smartphones e tablets, tem se consolidado cada vez mais. Não apenas é um mercado crescente, mas uma das principais formas de interações que as pessoas têm entre si e com marcas.

De fato, a maioria dos usuários de Internet acessa a web por meio de aparelhos móveis. A PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE, indica que os celulares são os equipamentos mais usados para acessar a internet no Brasil, utilizados em 99,5% dos domicílios com acesso à internet.

Por isso, é essencial que empresas olhem para as necessidades deste público. Nesse contexto, surgem novas preocupações, justamente porque o objetivo das empresas é alcançar cada vez mais clientes potenciais.

Além disso, os aplicativos móveis podem oferecer uma experiência personalizada e intuitiva, que pode fazer toda a diferença para um usuário. Neste artigo, você confere o que há de mais importante sobre esse modelo de desenvolvimento e sua importância para as organizações.

O que é desenvolvimento mobile e como aplicá-lo de forma mais assertiva?

O desenvolvimento mobile se refere ao processo de criação de um aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

As empresas mais bem-sucedidas do mercado aproveitam o desenvolvimento mobile para criar aplicativos que ofereçam uma experiência personalizada e integrada a seus clientes. Isso inclui tudo, desde o design personalizado até as funcionalidades.

Além disso, as empresas usam o desenvolvimento mobile para criar soluções inovadoras, que podem simplificar e melhorar as operações diárias.

Sua empresa pensa em “mobile first”?

O mobile first é uma estratégia de design voltada primeiramente para dispositivos móveis. A ideia é que, em vez de criar um site ou um aplicativo para desktop e adaptá-lo para dispositivos móveis, os desenvolvedores trabalhem a partir da base do mobile e deem prioridade às funcionalidades essenciais: ou seja, pensarem para o celular primeiro!

Seguindo essa estratégia de desenvolvimento de aplicações, as empresas e os desenvolvedores do mercado precisam se atentar ao “mobile first”, porque a maioria do tráfego na Internet agora é gerado por dispositivos móveis.

Se quiserem capturar esse público, elas precisam oferecer uma experiência otimizada para ele e com acesso mais facilitado possível.

Quais linguagens de desenvolvimento mobile estão em alta?

As linguagens de desenvolvimento mobile mais populares para Adroid são o Java e o Kotlin, enquanto a linguagem Swift é mais focada para o iOS, da Apple. Na sequência, apresentamos os principais aspectos de cada um deles:

Java

A linguagem Java é uma das mais usadas para o desenvolvimento de aplicações Android. Foi criada em 1995, com a intenção de simplificar a programação orientada a objetos (POO). A plataforma Android usa um subset da linguagem Java e os principais componentes do sistema são escritos nessa linguagem.

Assim, o conhecimento em Java é essencial para quem quer desenvolver uma aplicação Android. Além disso, vale ressaltar que as aplicações e ferramentas da Oracle (empresa responsável pelo Java) é muito bem documentada, facilitando o trabalho da equipe de quem quer desenvolver aplicações no modelo mobile first.

Kotlin

O Kotlin surge como uma alternativa à linguagem Java, com objetivo de otimizar e agilizar o desenvolvimento de aplicações para Android. Ele foi criado em 2011 pelas empresas JetBrains e Google, tendo sua versão 1.0 lançada em fevereiro de 2016.

A principal vantagem do Kotlin é que ele consegue interagir diretamente com o código Java existente, permitindo que as equipes de desenvolvimento possam migrar gradualmente para essa nova linguagem.  

Desde 2017, o Kotlin é oficialmente reconhecido pela Google como uma das linguagens principais para o desenvolvimento Android. Além disso, a JetBrains disponibiliza gratuitamente toda a sua documentação oficial sobre essa linguagem para os desenvolvedores.

Swift

O Swift surgiu com o intuito de simplificar e facilitar o desenvolvimento de aplicações para iOS e macOS. Ele foi criado pelo time de desenvolvedores da Apple em 2014 e sua versão 1.0 foi lançada em setembro do mesmo ano.

A principal vantagem do Swift é que ele consegue interagir diretamente com o código Objective-C existente, também permitindo que as equipes de desenvolvimento possam migrar gradualmente para essa nova linguagem. Desde 2015, o Swift é oficialmente reconhecido pela Apple como uma das linguagens principais para o desenvolvimento de aplicações para iOS e macOS.

Desenvolvimento mobile completo

O desenvolvimento mobile pode ser um desafio para muitas empresas. Nosso time de especialistas nas tecnologias mobile cria soluções seguras e customizadas, na medida de suas demandas.

É necessário cuidado e muito planejamento, que além do desenvolvimento propriamente dito. O Venturus trabalha com o ciclo completo de desenvolvimento e otimização de aplicativos mobile, oferecendo uma gama de serviços que vão ajudar muito independentemente da companhia a encontrar o melhor caminho.

Isso inclui times de design com especialistas em UX e UI, que atuam tanto no entendimento de aplicativos, criação de protótipos e desenho de interfaces respectivamente. Além disso, também são essenciais os especialistas em QA (Quality Assurance), que garantem o funcionamento e qualidade final dos produtos.

Entre em contato com nossos especialistas e comece hoje a colocar sua empresa no futuro!

Posts relacionados

Outros artigos sobre o mesmo tema que talvez você goste.

Ver todos os posts
Benefícios, utilizações e desafios da rede 5G
IoT

Benefícios, utilizações e desafios da rede 5G

Saiba como a rede 5G vai revolucionar a sociedade
Ler mais
Coletando informações no campo
Agronegócio

Coletando informações no campo

Conheça o VNT.Field.Collector e como ele pode ajudar sua plantação
Ler mais
Ver todos os posts

Entre em contato e um dos nossos especialistas irá atendê-lo:

Venturus - Campinas / SP - Brasil
Estrada Giuseppina Vianelli di Napolli, nº 1.185
Condomínio GlobalTech Campinas
Polo II de Alta Tecnologia
CEP 13086-530
Venturus - Atlanta / GA - EUA
1201 Peachtree Street NE,
Floors 1, 2 and 3,
Atlanta, Georgia
ZIP Code 30361
Itriad - Manaus / AM - Brasil
Rua Salvador, nº 440
Adrianopólis
CEP 69057-040